ESTUDOS DE CASO

01

SOBRE O CLIENTE

Fabricante índio, líder em fabricação de bombas e motores de alta eficiência energética.

OBJETIVO DO ESTUDO

Conhecer o panorama de revendedores, específico de bombas de água na Argentina, bem como identificar às empresas que estão dispostas a iniciar conversas para distribuir seus produtos na região. Nosso cliente também estava interessado em entender as melhores práticas de mercado em matéria de estoques, serviços pós-venda, prazos de entrega e políticas de preços, entre outros.

Estratégia de entrada no mercado de bombas d'água - Argentina

RESULTADO E VALOR ACRESCENTADO

Se proporcionou uma descrição detalhada do mercado, junto com uma avaliação comparativa detalhada das estratégias dos competidores estrangeiros e uma perfeita identificação e perfis dos principais revendedores. Uma lista clara dos desafios da indústria, que se converteram em oportunidades de entrada no mercado e a recomendação dos revendedores mais interessantes, colocou a nosso cliente em uma posição inultrapassável para planificar o desembarco no país. Restrições nas importações, bem como medidas anti-dumping foram identificadas e estratégias a este respeito foram elaboradas.

METODOLOGIA E ENFOQUE DA PESQUISA

Esta pesquisa de mercado começou com uma etapa exploratória focada na introdução da equipe da GM no campo de estudo. Posteriormente, se realizou uma segunda etapa descritiva para analisar os objetivos do projeto previamente estabelecidos. Se consultou uma variedade de fontes primárias e secundárias para este propósito. O primeiro incluía entrevistas a especialistas e revendedores da indústria, e o último estava composto por publicações relevantes do mercado, bem como por diferentes portais de Internet, agências de notícias e revendedores e sites institucionais de fabricantes. Entes governamentais foram entrevistados para obter informação a respeito de regulações.

Uma vez colhida toda a informação apropriada, se analisou, triangulou e se editou o relatório final.

02

Sistemas de piloto automático para uso agrícola - Brasil

SOBRE O CLIENTE

Empresa agroalimentar regional.

OBJETIVO DO ESTUDO

Compreender o comportamento atual do mercado de Pilotos Automáticos (AP) no Brasil e seus principais fornecedores.

RESULTADO E VALOR ACRESCENTADO

Se proporcionou uma visão global do mercado. Depois, para estimar o tamanho do mercado brasileiro a equipe utilizou vários proxies, triangulou e verificou suas suposições através de múltiplas fontes primárias para dar ao cliente um valor confiável. Se identificaram e descreveram a estrutura do mercado e as principais tendências.

Também se listaram as principais marcas de AP presentes no mercado, proporcionando uma clara diferenciação entre os fabricados localmente e os importados e as vantagens e desvantagens de cada um. Também se realizou uma análise penetrante dos revendedores incluindo suas capacidades, principais clientes e termos de pagamento utilizados. Finalmente, descrevemos as linhas de crédito governamentais para compra  de maquinaria, como FINAME.

METODOLOGIA E ENFOQUE DA PESQUISA

Pesquisa secundária: Sites de fabricantes e fornecedores, revistas e publicações sobre tecnologia agrícola, sites governamentais. Pesquisa Primária: fabricantes de Pilotos Automáticos, distribuidores / vendedores de Pilotos Automáticos. Coleta de dados - análise e revisão estratégica.

03

Análise do mercado de terceirização na fabricação de dispositivos médicos - América Central

SOBRE O CLIENTE

Empresa européia de tecnologia diversificada com presença global.

OBJETIVO DO ESTUDO

Nosso cliente teve uma baixa visibilidade na base de fornecimento de moldes de injeção de plástico, OEMs e ODMs, na América Central. Por conseguinte, quis compreender a base de fornecedores locais nessa região no que se refere à desenho e fabricação de dispositivos médicos. Desejava estudar fornecedores que pudessem oferecer internamente, bem como ter a capacidade de exportar para outros países.

 

Além da análise de fornecedores, foi necessário identificar os melhores países para terceirizar a produção de dispositivos médicos em termos de incentivos, ambiente de negócios, proximidade com os EUA, parques industriais em zonas de livre comércio, benefícios fiscais, etc.

METODOLOGIA E ENFOQUE DA PESQUISA

• Pesquisa secundária em profundidade, incluindo revistas médicas e jornais, publicações da indústria do plástico, relatórios e entrevistas de empresas médicas, associações de comércio e exportação de cada país.

• Interação exaustiva com especialistas da indústria e órgãos governamentais para determinar o país mais adequado.

• Interação completa com os fornecedores, de modo a confirmar a sua vontade e capacidade de trabalhar com o nosso cliente.

• Os dados foram agrupados para preparar uma apresentação detalhada do mercado de dispositivos médicos na região.

RESULTADO E VALOR ACRESCENTADO

Identificação de fornecedores locais com capacidade para desenhar e fabricar dispositivos médicos de acordo com especificações do cliente.

• Recomendação dos fornecedores mais adequados.

• Identificação de hubs em países selecionados para terceirização da produção de dispositivos médicos, justificada com todos os prós e contras de cada um.

04

Pesquisa de mercado e fornecedores de mão-de-obra agrícola - Chile

SOBRE O CLIENTE

Importante empresa multinacional de negócios agrícolas.

OBJETIVO DO ESTUDO

Nosso cliente precisava renegociar um contrato muito grande com um fornecedor de pessoal. Assim, o cliente queria aumentar seu conhecimento no mercado e identificar os principais jogadores. Foi o maior gasto nesta subcategoria em toda Latam para a empresa.

RESULTADO E VALOR ACRESCENTADO

Um cenário macroeconômico foi fornecido para contextualizar e uma visão geral do mercado foi realizada (Global - América Latina e Chile), incluindo visão do trabalho agrícola, quadro regulamentar e análise das cinco forças competitivas de Porter.

As melhores práticas foram identificadas, incluindo determinantes de salário, estratégias de concorrência e estratégias de contratação.

Foi fornecida uma análise de fornecedores, tendo em conta os requisitos do cliente (cobertura geográfica, capacidades de serviço, experiência em recrutamento temporário para o agronegócio) e validado através de pesquisa primária e recomendação de especialistas.

O relatório permitiu que o cliente fosse colocado em excelentes condições para negociar o contrato devido ao profundo conhecimento do mercado e à consciência de bons fornecedores alternativos.

METODOLOGIA E ENFOQUE DA PESQUISA

Associação Chilena de Agências Temporárias, Escritório Chileno de Estudos e Política Agrícola ODEPA, Lei 20.123, Organização Internacional do Trabalho, Banco Interamericano de Desenvolvimento e Pesquisa CASEN foram algumas das fontes secundárias utilizadas.

A abordagem foi concluída com uma pesquisa primária que incluiu os representantes das instituições acima e dos principais fornecedores.

05

Inteligência do Mercado do Gasoil -  Argentina

SOBRE O CLIENTE

Corporação multinacional agroquímica.

OBJETIVO DO ESTUDO

Nosso cliente costumava adquirir gasoil para suas operações na Argentina através de compras spot e pretendia ter uma melhor compreensão do mercado de combustíveis, a fim de definir uma estratégia de abastecimento mais eficiente e eficaz.

RESULTADO E VALOR ACRESCENTADO

Em uma primeira etapa, o cliente recebeu uma visão geral do mercado argentino de gasoil, incluindo uma análise das tendências e previsões mais relevantes. Um foco especial foi dado aos subsídios e preços de diesel, considerando o processo de formação de preços e sua evolução ao longo do tempo, bem como os preços de referência por região, os impulsionadores de preços e o impacto da legislação e dos impostos sobre o gasoil.

Durante uma segunda etapa, foram avaliados os atuais jogadores do mercado. As refinerias de petróleo foram contatadas e suas propostas foram analisadas. O mesmo aconteceu com as empresas atacadistas de gasoil e as empresas de logística de combustíveis.

METODOLOGIA E ENFOQUE DA PESQUISA

Este projeto foi concebido abrindo uma fase exploratória destinada a sondar o campo de estudo. Posteriormente, se realizou uma segunda fase descritiva para analisar os requisitos do projeto. Para tanto, foram consultadas fontes primárias e secundárias. As fontes primárias incluíram a interação com especialistas da indústria e fornecedores, enquanto fontes secundárias foram compostas por publicações relevantes do mercado, além de diferentes portais de Internet, agências de notícias e sites institucionais de produtores, atacadistas e empresas de logística. Uma vez coletados todos os dados pertinentes, foram avaliados, triangulados, e o relatório final foi editado.

06

Inteligência do Mercado de Folha de Pagamento e Benefícios - LATAM

SOBRE O CLIENTE

Empresa latinoamericana de bens de consumo.

OBJETIVO DO ESTUDO

Nosso cliente queria entender a indústria de Folha de Pagamento e Benefícios, para assegurar poupanças, o melhor serviço, cumprimento e continuidade de serviço para os serviços de subcontratação de Recursos Humanos.

RESULTADO E VALOR ACRESCENTADO

Ao fornecer uma visão robusta do mercado, uma descrição clara dos desafios e tendências, uma estrutura de custos precisa e um detalhado cenário de fornecedores, ajudamos a nosso cliente a compreender todas as questões comerciais:

Qual é a melhor prática seguida pelas empresas Fortune 500 para selecionar sua estratégia de sourcing (LATAM / regional / local)? Quais são os desafios que os clientes enfrentaram ao terceirizar serviços de folha de pagamento e benefícios na América Latina? Qual a estrutura de custos de um contrato ideal de folha de pagamento e benefícios (com base em certas suposições)? Quais são os principais fatores de custo para modelos internos e terceirizados de folha de pagamento e benefícios? Quem são os principais fornecedores em termos de capacidades de prestação de serviços, capacidades tecnológicas, etc.?

METODOLOGIA E ENFOQUE DA PESQUISA

Informações secundárias: revistas, blogs, revistas comerciais, relatórios de pesquisa e conferências, juntamente com informações internas. Informações primárias: especialistas da indústria, grupos de pesquisa, consultores e fornecedores. Coleta de dados, análise e revisão estratégica.

© 2016 GM Procurement & Market Entry Solutions.